sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bento XVI assistirá neste sábado a novo documentário polonês sobre João Paulo II.

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 08-04-2011, Gaudium Press) Neste sábado, na Sala do Consistório do Vaticano, será realizada uma apresentação particular para o Santo Padre de um novo documentário sobre a vida de João Paulo II : "Peregrino vestido de branco". Produção polonesa, o filme conta a vida do Papa Wojtyla com testemunhos de seus colaboradores e pessoas que seguiram o seu pontificado.
Peregrino vestido de branco.jpg
"Peregrino vestido de branco", do título original polonês "Szukalem Was"
"Peregrino vestido de branco", do título original polonês "Szukalem Was" é um longa-metragem sobre a vida e a mensagem deixada por João Paulo II. O filme mostra o lugar do pontífice na história da Igreja e no mundo, e como a sua extraordinária personalidade, a naturalidade, a abertura e o humor uniram pessoas em todos os continentes - independentemente do status social, da idade, dos valores perseguidos ou da religião professada.
O filme é a maior produção na história dos documentários poloneses. Quase quatro anos de trabalho, 90 dias de filmagens, rodado em 13 países (Cidade do Vaticano, Itália, Israel, Malta, Polônia, México, Jordânia, Bolívia, Zâmbia, Botsuana, República dos Camarões, Turquia e Marrocos), em 120 localidades - muitas com acesso muito difícil, onde a câmera geralmente não consegue chegar.

Para a produção do filme foram utilizados materiais do arquivo único sobre João Paulo II provenientes do Centro Televisivo Vaticano (CTV), RAI , LUCE, MEDIASET, Filmoteca Vaticana, Filmoteca Nacional polonesa, WFDiF (Wytwornia Filmow Dokumentalnych i Fabularnych = Casa produtora de documentários e outros filmes), TVP (televisão de estado polonesa), Departamento da Documentação Cinematográfica da Universidade Jagiello?ski de Cracóvia, PAP - Agência de Imprensa Polonesa, Episcopado Polonês e de coleções privadas.
Em "Peregrino vestido de branco", as declarações sobre João Paulo II, exclusivas para o filme, feitas por autoridades do mundo contemporâneo, têm papel chave. As declarações são, entre outros, de líderes e representantes de ponta do mundo da cultura, atores, estilistas, jornalistas, cientistas, representantes das principais religiões do mundo.
"Peregrino vestido de branco" não é uma biografia, mas um mosaico real sobre João Paulo II constituído a partir de terceiros. O filme foi realizado em alta definição e o áudio com o sistema Dolby Digital 5.1, de modo que os espectadores apreciem de forma plena o som e a música, escrita para esta produção pelo compositor Michal Lorenc.
O documentário é dirigido por Jaroslaw Szmidt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que você possa comentar é preciso estar logado.